Conserva de Queijo, um produto charmoso e prático.
Cristina Haberl
Farmacêutica Industrial - Empresária
Para quem produz queijos artesanais e os comercializa, é normal que aconteçam imperfeições, as quais não prejudicam a qualidade do produto. Por mais que cuidemos, em algum momento queijos racharam a casca, entortam durante a prensagem, são expostos para comercialização e não vendidos, por estarem muito duros (maturados e, portanto mais saborosos). O dito “problema” é somente uma questão estética.
Quando produzíamos, os queijos nestas condições eram aproveitados para se transformarem em conservas de queijos, um produto, com visual bonito, saboroso e com ótima venda. O sucesso foi tanto que até os queijos perfeitos eram transformados em conservas.
Para os queijeiros que fazem seus queijos, na cozinha de casa, a conserva de queijo é um produto especial, personalizado, feito com carinho para servir ou presentear familiares e amigos.
Segue a receita:
O que você precisa:
-
Vidros para conservas. Devem ser herméticos, com tampa metálica, vedação de silicone, previamente esterilizados.
-
Queijos cortados em cubos. A receita do queijo utilizado para ilustrar este artigo foi um Gramado frescal, prensado, com tomate seco, cuja receita encontrará clicando aqui.
-
Azeite de oliva ou óleo (girassol, canola, milho, arroz).
-
Condimentos tais como: Pimenta calabresa, Pimenta rosa, Pimenta Jamaica, Pimenta in natura, Ervas aromáticas secas: manjericão, tomilho, ervas finas, orégano. A combinação dos diversos condimentos fica ao gosto. Muitos outros poderão ser utilizados. Certifique-se que os condimentos tenham boa procedência.
Como fazer:
-
Acomode os cubos de queijo dentro do vidro, e salpique com os condimentos;
-
Acrescente um ramo e/ou pimenta de forma que fique visível;
-
Preencha com o azeite ou óleo, com cuidado para que não fiquem bolhas ar e de modo a cobrir todo o queijo. Não preencha com azeite/óleo até a borda;
-
Feche a tampa e coloque o rótulo. A sugestão é que utilize a tampa para o rótulo, desta forma a conserva ficará visível.
-
As conservas ficam saborosas após aproximadamente 1 semana, quando adquirem o sabor dos temperos
-
Os vidros devem ficar armazenados em local seco e fresco, protegidos da luz direta
Validade:
Possui uma boa validade. Em testes de prateleira se mantem saborosos e sem alteração após 6 meses do preparo da conserva.